POLÍTICA DE TURISMO RESPONSÁVEL
Conscientes da importância de manter um desenvolvimento turístico sustentável, e assumindo os princípios adotados especificamente na Carta Mundial de Turismo Sustentável, a Casa do Cabeço compromete-se a levar a cabo uma gestão sustentável das suas atividades, mediante a adoção de compromissos orientados a prevenir, eliminar ou reduzir o impacto das nossas instalações e atividades, tanto internas como externas, assim como otimizar a sustentabilidade do estabelecimento melhorando o seu comportamento para com o ambiente.
Com esse propósito, a Casa do Cabeço adotou a seguinte política de turismo responsável, mediante a qual se compromete a cumprir com os requisitos estabelecidos no referencial Biosphere Hotel, que inclui, entre outras coisas, os requisitos legais que regulam os efeitos gerados pela atividade turística.
Assim, comprometemo-nos a motivar-nos e formar-nos com ações de formação e consciencialização sobre os princípios do Turismo Responsável, a promover as boas práticas ambientais e participar em atividades externas, e a informar tanto interna como externamente sobre os avanços e ações ambientais da empresa.
Comprometemo-nos também a lutar contra a exploração sexual, ou qualquer outra forma de exploração e assédio comercial, em particular das crianças, adolescentes, mulheres e minorias. Incluímos também o compromisso de adotar medidas de acessibilidade para pessoas com incapacidade (sensoriais, físicas, intelectuais e psíquicas).
Um dos nossos principais objetivos é aperfeiçoar a gestão sustentável, assumindo os compromissos de melhora contínua em todos os âmbitos da sustentabilidade: social, económica e ambiental, assim como a satisfação do cliente. Para isso, os futuros projetos de ampliações das instalações ou atividades submeter-se-ão aos critérios de sustentabilidade e eficiência do uso dos recursos.
Esta Política de Turismo Responsável atualizar-se-á sempre que as circunstâncias o exijam, adotando e publicando em ambos casos novos objetivos de sustentabilidade.